Após ser escolhido pelo IVM como finalista do Concurso Internacional Passagens, o COURB participou de um workshop, avançando no detalhamento do “Passeia, Menininha”, projeto desenvolvido em parceria com a ONG SampaPé para a região da Menininha e Jardim Nakamura, no Jardim Ângela, São Paulo.
O workshop ocorreu durante toda a semana passada, com a presença de tutores internacionais, moradores locais e das 6 equipes finalistas, na sede do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) em São Paulo. Dentre as demais equipes participantes, destacamos a proposta do “Permacultoras Coletivas” e da “Equipe +31“ que realizaram seus projetos baseados na construção com a população e no aproveitamento de recursos locais, diretrizes essenciais nos projetos do COURB.
Grupo participante e organizador do workshop no coquetel de finalização, na sede do IAB – São Paulo.
Durante a participação no workshop e com os diálogos com os moradores, nossa equipe percebeu que o “Passeia, Menininha” precisava avançar o trecho das passagens definidas no escopo do concurso, maximizando o “passear” por todo o território da região. Nosso desafio então foi desenvolver um projeto que tornasse toda a Menininha passeável, valorizando as tantas potencialidades locais, conectando saberes, promovendo trocas e o empoderamento local.
Ana, Letícia e Mariana, representantes da equipe “Passeia, Menininha”, durante o workshop.
A partir dos diálogos com os moradores e com os tutores no workshop, desenvolvemos um plano de legibilidade para a região, com sinalização em todo o território, com diretrizes de projeto e apropriação para as passagens, que se tornariam referências nos trajetos no que tange a imageabilidade no bairro. Nossa proposta também inclui um roteiro de passear, que além de atrair pessoas de outros bairros e assim, trocas sociais diversas, busca auxiliar na garantia da sustentabilidade financeira do projeto.
Pranchas da proposta apresentada
Agradecemos ao IVM pela oportunidade de participar do workshop, de trocar experiências e visões com os demais participantes e moradores, e parabenizamos o projeto do Estúdio +1, escolhido pelos jurados como vencedor do concurso. Convidamos você a acompanhar nossa proposta, em breve disponível na íntegra aqui no site e que seguirá em desenvolvimento, com os vínculos criados e fortalecidos, tanto com comunidade, como com a colaboração de novos parceiros que entraram nessa com a gente.