O Instituto COURB coordenou o desenvolvimento de plano de ação para implementação de área de conectividade ambiental na região metropolitana de Campinas/SP, através de seis pilares:
- Parques Lineares;
- Arborização Urbana;
- Corredores Ecológicos;
- Fauna Silvestre Regional;
- Fiscalização, Compensação e Regulamentação;
- Comunicação e Articulação.
O projeto envolveu a construção de ações para cada um dos pilares a partir de oficinas temáticas, além de plano de articulação e comunicação para implementação da estratégia de biodiversidade nos 20 municípios que compõem a RMC, a partir do projeto RECONECTA RMC e do programa Interact Bio. A iniciativa conta com o apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).
SOBRE O PROJETO
A implementação da Área de Conectividade teve o objetivo de estabelecer a mútua cooperação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e à realização de ações voltadas para este fim.
Para a efetiva implementação da AC é fundamental garantir práticas transversais de mobilização entre setores público, privado e sociedade civil. Desse modo, o Plano aqui apresentado tem como função consolidar e facilitar as orientações para a implementação da AC junto aos governos municipais, prevendo objetivos, metas, ações e articulações necessários à sua concretização.
Dentro dessa premissa, este Plano foi desenvolvido de forma participativa, por meio de escutas direcionadas, questionários e facilitação de oficinas virtuais. Seu processo de elaboração contou com o envolvimento aproximado de 80 atores distintos, resultando na consolidação de 19 objetivos estratégicos; por sua vez, ao serem distribuídos entre os pilares de implementação, resultaram em metas, ações, indicadores, passo a passo e responsáveis.
Visando garantir a continuidade e efetividade do processo a longo prazo, o Plano apontou como recomendações futuras:
- estruturar sistemas de informação e legislação nos municípios;
- promover a participação social na elaboração, implementação e fiscalização das ações;
- priorizar a agenda da biodiversidade entre tomadores de decisão;
- territorializar metas e indicadores que viabilizem a fiscalização;
- monitorar o controle social das ações previstas nos pilares de implementação.
Cumprir com essas recomendações possibilitará a consolidação transversal dos objetivos estratégicos, que por sua vez garantem a sustentabilidade da iniciativa.
RESULTADOS
Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade em suas versões completas e resumidas:
Resumo | Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da RMC – ICLEI
Completo | Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da RMC – ICLEI
Para acompanhar a continuidade da implementação do Plano e conferir todas as novidades sobre o Programa RECONECTA RMC consulte o site do projeto.